09 setembro, 2006

VILSON FRANCISCO DE FARIAS – PROFESSOR E HISTORIADOR


1. Formação profissional

Graduado em história, com especialização em história econômica, do Brasil e antropologia cultural

Membro da Academia de Letras de Palhoça

Mestre em História - História Demográfica

Curso de Especialização: Ciências Sociais

Curso de Especialização: metodologia de ensino de história

Especialista: história/ cultura regional e luso – brasileira

Professor adjunto IV, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Estado
de Santa Catarina, Brasil. (aposentado)

Contatos: e-mail: vilson.farias@bol.com.br ou professorfarias@hotmail.com

___________________________________

2. Principais atividades administrativas/ eventos realizados

1985 / 86 – Secretário de Turismo, da cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

1987/ 88 – Consultor técnico do Gabinete do Prefeito Municipal de Florianópolis, Santa Catarina.

1988/ 90 - Consultor do IPUF- Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis na coordenação do projeto de recuperação da memória histórica e cultural do Hospital de caridade e Irmandade do Senhor dos Passos de Florianópolis, Florianópolis, Santa Catarina.

1987/88 – Sub-chefe do departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina.


1989/ 91 – Chefe do departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina.

1996 – Coordenador do Primeiro Encontro Sul Brasileiro de Comunidades Luso- açorianas, realizado em Florianópolis, Santa Catarina.

1993 – Coordenador do Primeiro Encontro Interinstitucional de cultura açoriana de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

1994 – Coordenador do Segundo Encontro Interinstitucional de cultura açoriana de Santa Catarina, na cidade São José, Santa Catarina.

1994 – Coordenador da V Semana de cultura açoriana da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina.

1995 – Coordenador do Terceiro Encontro Interinstitucional de cultura açoriana de Santa Catarina, em Tubarão, Santa Catarina.

1993 / 2000 - Coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina.

1994 / 99 – Coordenador do AÇOR - Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina. Evento rotativo ao longo do litoral de Santa Catarina

2005 – Superintendente da Fundação de Cultura e Turismo do município de São José. São José, Santa Catarina.

2005– Coordenador do comitê temático de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis. Florianópolis, Santa Catarina.

2005 – Delegado do Estado de Santa Catarina no Fórum Nacional de Cultura em Brasília, que formulou a Política Nacional de Cultura.

2006/ 08 – Assessor de extensão e cultura do USJ - Centro Universitário Municipal de São José, São José, Santa Catarina.

2008 – Reitor do USJ -Centro Universitário Municipal de São José, São José, Santa Catarina.

2008 – Superintendente Adjunto da Fundação Educacional Municipal de São José, São José, Santa Catarina.

___________________________________

3. Principais atividades de Ensino e Pesquisa

1974 – 77 – professor assistente das disciplinas de História Moderna e Contemporânea; História Econômica do Brasil; introdução a história; na UNIVALE - Universidade do Vale do Itajaí.

1976 a 2003 – Professor de Didática; Metodologia e Prática de Ensino de Elementos de economia; Metodologia do Ensino de História – curso de História; Metodologia do ensino de história - séries iniciais – curso de Pedagogia; Prática de Ensino de História de 1º e 2º grau , da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

1994 96 – professor de Metodologia de ensino - séries iniciais – história, nos cursos de pós graduação em nível de especialização, em Joaçaba e Videira;

1995- 2004 – Ministrou pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina/ NEA- Nucelo de Estudos Açorianos 31 cursos de Capacitação em Cultura de Base Açoriana para professores das redes municipais de ensino, voltado ao retomada/ valorização da cultura regional através da ação interativa escola-comunidade. Foram envolvidos os municípios do litoral catarinense: São Francisco do Sul, Araquari, Barra do Sul, Barra Velha, Penha, Itajai, Balenário Camboriu, Camboriu, Itapema, Porto Belo, Tijucas, Bombinhas, São João Batista, Canelinha, Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, Garopaba, Imarui, Imbituba, Laguna, Gravatal, Tubarão, Jaguaruna, Içara, Sombrio, Criciuma, Araranguá.

2005- 06 – Autor/ coordenador pela FAPEU- Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina/ Ministério da Cultura – mecenato do projeto “Industrialização no Brasil para além da tecnologia”

2005- 06 – Autor/ coordenador em parceria com a FAPEU- Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina/ Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Catarina do projeto “Desenvolver e otimizar os atrativos turísticos naturais e culturais dos municipios da região turística- Grande Florianópolis, através de ações de valorização e uso dos elementos forças da cultura popular: “saber ser e saber fazer”, dos monumentos: histórico- arquitetônicos, natural-paisagísticos e natural-culturais regionais.

2005- 06 – Autor/ coordenador em parceria com a ATUS- Associação de Turismo do Sul de Santa Catarina / Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Catarina do projeto “Desenvolvimento dos atrativos turísticos dos municipios da região turística- Encantos do Sul- “Rota Festas de Agosto”, através de ações de valorização e uso dos elementos forças da cultura popular: “saber ser e saber fazer”, dos monumentos: histórico- arquitetônicos, natural-paisagísticos e natural-culturais dos municípios

2005- 06 – Ministrou em parceria com a FAPEU- Fundação de Apoio a Pesquisa Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina / Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Catarina 08 cursos de capacitação de professores para ação interativa escola-comunudade voltado a aplicação do Modelo Sistemico/ instrumentos de pesquisas de campo/ analise do Mapeamento Cultural para uso na organização dos circuitos turísticos da Grande Florianópolis, nos municipios de Antonio Carlos, Governador Celso Ramos, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Aguas Mornas, São Bonifácio, Angelina, Rancho Queimado e Anitápolis.

2005- 06 – Ministrou em parceria com a ATUS- Associação de Turismo do Sul de Santa Catarina / Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Catarina 09 cursos de capacitação de professores para ação interativa escola-comunudade voltado a aplicação do Modelo Sistemico/ instrumentos de pesquisa de campo/ analise do Mapeamento Cultural para uso na organização dos circuitos turísticos do Sul de Santa Catarina, Rota Festas de Agosto” , nos municipios de Armazém, Gravatal, Orleães. Siderópolis, Treviso, Nova Veneza, Morro da Fumaça, Criciuma, Içara.

2007/08 – Autor/ coordenador em parceria com a ATUS- Associação de Turismo do Sul de Santa Catarina / Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Catarina do projeto “ Mapeamento Turístico – Cultural / Banco de Dados da Grande Florianópolis”.

___________________________________

4. Publicações

4.1. Em Jornais

1995 – Cultura açoriana - o ciclo da vida 1. Jornal Açoriano Oriental, em 13 de setembro de 1995. Ponta Delgada, Açores, Portugal.

1995 - Cultura açoriana - o ciclo da vida 1. Jornal Insular, em 13 e 14 de setembro de 1995. Angra do Heroísmo, Açores, Portugal.

1995 - Cultura açoriana - o ciclo da vida 1. Jornal Correio da Horta, em 12 de setembro de 1995. Horta, Açores, Portugal.

1995 - Cultura açoriana – o ciclo da vida 2. Jornal Correio da Horta, em 13 de setembro de 1995. Horta, Açores, Portugal.

1995 - Cultura açoriana – o ciclo da vida 2. Jornal Açoriano Oriental, em 14 de setembro de 1995. Ponta Delgada, Açores, Portugal.

1995 - Cultura açoriana – o ciclo da vida 2. Jornal Insular, em 7/8 de agosto de 1995. Angra do Heroísmo, Açores, Portugal.

1995 - Açorianos: cultura e fé caminham juntos. Jornal Correio da Horta, em 14 de setembro de 1995. Horta, Açores, Portugal.

1995 - Açorianidade – união de amor entre Santa Catarina e Açores. Jornal Diário Insular, em 29/30 de julho 1995. Angra do Heroísmo, Açores, Portugal.

1995 - Açorianidade – união de amor entre Santa Catarina e Açores Jornal Arco Íris , julho de 1995.Imaruí, Santa Catarina, Brasil.

1995 - Açorianidade – união de amor entre Santa Catarina e Açores. Jornal Correio da Horta, em 19 de julho de 1995. Horta, Açores, Portugal.

1995 - Dos Açores ao Brasil Meridional uma viagem no tempo. Jornal Cultura, ano 3, número 9. Fundação Franklin Cascaes . Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

1995 - Dos Açores ao Brasil Meridional uma viagem no tempo. Jornal Açoriano Oriental. Ponta Delgada , Açores, Portugal.

1995 - Dos Açores ao Brasil Meridional uma viagem no tempo. Jornal Correio da Horta, em 26 de julho de 1995. Horta, Açores, Portugal.

1995 - Dos Açores ao Brasil Meridional uma viagem no tempo. Jornal Diário Insular, em 23 de maio de 1995. Angra do Heroísmo, Açores, Portugal.

1995 - Dos Açores ao Brasil Meridional uma viagem no tempo. Jornal de eventos da prefeitura municipal de Itajaí , em julho de 1995. Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

1996/ 97 – Crônicas açorianas: os açorianos estão chegando; o desembarque 1 e 2; os primeiros contatos; o pão nosso de cada dia 1,2,3; o encontro com Deus ; lembrança dos Açores; a conquista da terra 1,2,3,4,5; a pesca da tainha 1,2; herdeiros do tempo 1,2,3; um domingo de recordações; uma viagem no tempo. Jornal A Notícia, novembro de 1996 a fevereiro de 1997,
Florianópolis , Santa Catarina, Brasil.

1996 - Açores e Brasil Meridional :250 anos de amor fraternal. Jornal Açoriano Oriental, em 18 de agosto de 1996. Ponta Delgada, Açores, Portugal.

1996 - Açores e Brasil Meridional. Jornal A Notícia Capital, em 17 de agosto de1996 . Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

1996 - Dos Açores ao Brasil Meridional. Jornal O Catarina, no 15, julho/agosto de 1996. Fundação Catarinense de Cultura. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.


4,.2 . Artigos em livros de terceiros e revistas

1984 - Personagens da história de Santa Catarina no século XIX. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, ano 1994, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 1984 .

1988 - Arquivo histórico do Hospital de Caridade de Florianópolis. Revista Ágara, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, l 988.

1989 - Histórias da história catarinense – 200 anos de hospital de Caridade e 300 anos de Joana de Gusmão. Via direta, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 1989.

1989 - O contributo açoriano ao povoamento do Brasil. Revista Comunicação e Arte, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 1989.

1989 - Coletânea Bibliográfica de Santa Catarina no século XIX. Revista Comunicação e Arte, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 1989.

1990 - O contributo açoriano ao povoamento do Brasil. In Epopéia Açorico – Madeirense de Walter Fernando Piazza. Editora Lunardelli, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 1990.

1992 - O contributo açoriano ao povoamento do Brasil Meridional. Anais da III Semana de Estudos Açorianos. Universidade dos Açores, Ponta Delgada, Açores, Portugal, 1992.-

1992 - Raízes Açorianas. Anais da XII Reunião anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica. Curitiba, Paraná, Brasil,1992.

1993 - Litoral Catarinense: povoamento açoriano. Revista Ágara, Arquivo Público de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 1993.

1994 - Litoral Catarinense: povoamento açoriano. Sessão de genealogia do jornal Diário Insular. Angra do Heroísmo, Açores, Portugal, 1994.

1995 - Mapeamento Cultural. Anais do V Congresso das Comunidades Açorianas, novembro de 1995, Horta, Açores, Portugal, 1995.

1995 - Litoral Catarinense: Povoamento açoriano. Anais do V Congresso das comunidades açorianas, nov. 1995. Horta, Açores Portugal, 1995.

1996 - Quem eram os colonos açorianos. In O olhar de Florianópolis. Colégio Nossa Senhora de Fátima, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 1996.

1996 - Origem Açoriana orgulha o litoral catarinense. In Arquitetura popular açoriana/ brasileira, de Francisco Ernesto Oliveira Martins. Governo Autônomo dos Açores, Angra do Heroísmo, Açores, Portugal, 1996.

1996 - Dos Açores ao Brasil Meridional. In Revista Arquipélago, vol. III, Universidade dos Açores. Ponta Delgada, Açores, Portugal ,1996.

1996 - Cultura açoriana no Brasil - o ciclo da vida. Boletim cultural e informativo no 35 , dezembro de 1996 ,da Casa dos Açores do Norte, Porto, Portugal,1996.

1998 - Resenha da obra- Primo pobre: suas histórias, de Polidoro Santiago. Imprensa Universitária, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 1998.


4.3. Livros próprios:

1980 - ENSEADA DE BRITO: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E DEMOGRÁFICA DE 1778 A 1907. Tese de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 1980, 189 p.

1985 - E A SEMENTE BROTOU: Síntese histórica da Coloninha. Imprensa oficial do estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 1985, 68 p.

1988 - A PRATA DA VITÓRIA. Editora Meyer, Joinville, Santa Catarina, Brasil, 1988, 94 p.

1997 - COLETÂNEA DE ARTIGOS E CRÔNICAS SOBRE A CULTURA AÇORIANA CATARINENSE. Edição do autor, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 1997, 67 p.

1998 - DOS AÇORES AO BRASIL MERIDIONAL UMA VIAGEM NO TEMPO: povoamento, demografia e cultura – dos Açores e Litoral Catarinense – para o ensino fundamental, vol.1. Edição do autor, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 1998, 402p.

1999 - SÃO JOSÉ: 250 ANOS – NATUREZA, HISTÓRIA E CULTURA – para o Ensino Fundamental. Edição do autor, São José, 1999, 312 p.

1999 - ITAPEMA – NATUREZA, HISTÓRIA E CULTURA – para o Ensino Fundamental. Edição do autor, Itapema, 1999, 187 p.

2000 – SOMBRIO: 85 ANOS – NATUREZA, HISTÓRIA E CULTURA – para o Ensino Fundamental. Edição do autor, Sombrio, 2000, 328 p.

2000 - DOS AÇORES AO BRASIL MERIDIONAL – 500 ANOS – LITORAL
CATARINENSE, vol. 2. – para o Ensino Fundamental e Turismo. Edição do autor,
Florianópolis, 2000, 504 p.

2000 - SÃO JOSÉ: 250 ANOS – NATUREZA HISTÓRIA E CULTURA – para o Ensino Fundamental. 3a edição, atualizada. Edição do autor, São José, 1999, 318 p.

2002 - DE PORTUGAL AO SUL DO BRASIL – 500 ANOS – HISTÓRIA, CULTURA E TURISMO. Edição do autor, Florianópolis, janeiro de 2002, 840 p.

2002 - DE SÃO JOSÉ AOS AÇORES – 256 ANOS - EM BUSCA DAS RAÍZES. Edição do
autor. Florianópolis, outubro de 2002. 448 p.

2003 - PENHA – 243 ANOS – NATUREZA, HISTÓRIA E CULTURA. Edição do autor. Florianópolis, janeiro de 2003. 304 p.

2004 - LIVRO EM CD ROM MULTIMÍDIA – DE PORTUGAL AO SUL DO BRASIL – HISTÓRIA, CULTURA E TURISMO. Lançamento em Portugal e no Brasil, janeiro de 2004.

2004 - CAPIVARI DE BAIXO CAPITAL TERMELÉTRICA DA AMÉRICA LATINA. Edição do autor. Florianópolis, 2004. 347 p.

2005 - PALHOÇA - 254 ANOS. Edição do autor. Florianópolis, abril de 2005. 320 p.

2006 - DE SÃO JOSÉ AOS AÇORES – 256 ANOS - EM BUSCA DAS RAÍZES – edição atualizada. Edição do autor. São José, março de 2006. 479 p.

2006 - LIVRO EM CD ROM MULTIMÍDIA – DE PORTUGAL AO SUL DO BRASIL – HISTÓRIA, CULTURA E TURISMO. 2ª edição, 2006.

___________________________________

5. Honrarias/ homenagens recebidas

1985 – Brasão Municipal de Florianópolis. Homenagem Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do prefeito Aloisio Piazza. Florianópolis, Santa Catarina.

1985 – Placa. Homenagem funcionários da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporters de Florianópolis. Florianópolis, Santa Catarina.

1995 – Medalha. Homenagem Câmara Municipal da Vila da Madalena, ilha do Pico, Açores, Portugal, através de seu Presidente (Prefeito no Brasil).

1995 – Medalha. Homenagem Câmara Municipal da Vila de São Roque, ilha do Pico, Açores, Portugal, através de seu Presidente (Prefeito no Brasil).

1995 – Medalha. Homenagem Câmara Municipal da Cidade da Horta, ilha do Faial, Açores, Portugal, através de seu Presidente (Prefeito no Brasil).

1995 – Medalha. Homenagem Assembleia Regional dos Açores, Cidade da Horta, Açores, Portugal, através de seu Presidente.

1996 – Brasão dos Açores. Homenagem do Presidente da Região Autonomia dos Açores Dr. João Madruga da Costa, Ponta Delgada, Açores, Portugal.

1996. Placa. Homenagem do Coselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açoriano da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina.

1998. Medalha de Honra ao Mérito. Municipal de Palhoça. Palhoça,Santa Catarina.

1998. Troféu Açorianidade. Pesquisador em cultura açoriana. Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, através de seu Conselho deliberativo, Florianópolis, Santa Catarina.

1998 – Placa. Homenagem Câmara Municipal da Vila Vila de Mafra, Portugal, através de seu Presidente (Prefeito no Brasil).

1998 – Medalha. Homenagem do Conselho de Freguesia da Ericeira, Câmara Municipal da Vila de Mafra, Portugal, através do seu Intendente.

1998 – Placa. Homenagem da Santa Casa de Misericórdia da cidade de Angra do Heroismo, ilha da Terceira, Açores, Portugal, através de seu Presidente.

1998 – Medalha. Homenagem Câmara Municipal da cidade de Angra do Heroismo, ilha Terceira Açores, Portugal, através de seu Presidente (Prefeito no Brasil).

1999 – Troféu Especial do 6º AÇOR FESTA. Homenagem Prefeitura Municipal de Porto Belo/ Nucleo de Estudos Açorianos da UFSC. Porto Belo, Santa Catarina.

2000 – Trofeu. Especial do 7º AÇOR FESTA. Homenagem Prefeitura Municipal de Garopaba/ Nucleo de Estudos Açorianos da UFSC. Garopaba, Santa Catarina.

2002 – Placa. Homenagem Câmara Municipal da Vila Vila de Santa Cruz da Graciosa, ilha da Graciosa, Açores, Portugal, através de seu Presidente (Prefeito no Brasil).

2002 – Placa. Homenagem Câmara Municipal da Cidade de Lagos, Algarves, Portugal, através de seu Presidente (Prefeito no Brasil).

2002 – Trofeu Oleiro. Destaque cultural. Homenagem Câmara Municipal de São José. São José, Santa Catarina

2002 – Placa da Casa do Brasil Pedro Alvares Cabral. Homenagem Câmara Municipal da Cidade de Santarém, Ribatejo Portugal, através de seu Presidente (Prefeito no Brasil).

2004. Placa. Homenagem Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo, através do Prefeito Municipal. Capivari de Baixo, Santa Catarina.

2005 – Placa. Homenagem pela Junta Diretiva da cidade de Sãn Carlos, Maldonado, através de sua Intendente (Prefeito no Brasil).

Marcadores:

1 Comments:

Anonymous Marcos Souza disse...

Amigo Vilson,

Grande incentivador de nossa cultura. A palestra que proferiu na escola da Pinheira em 2000 foi de grande importância para o início da descoberta da história de vida dos nossos alunos.

Marquinhos

segunda-feira, 06 setembro, 2010  

Postar um comentário

Página Inicial